Projeto Douradinho!
13:06 | Author: Taty Liveira

     Depois da distribuição de  10 mil livros para escolas públicas e realização de palestras sobre conscientização ambiental em cidades do Norte, Nordeste e Centro-Oeste no ano passado, o Projeto Douradinho chega ao Rio Grande do Norte, que vem a ser seu último destino de 2009. Realizado pela Caraminholas Produções e patrocinado pela Terna Participações, o projeto segue renovado pelo segundo semestre de 2009 com o desafio de abraçar outros estados e criar núcleos de preservação ambiental ativos nos colégios.
     O Projeto Douradinho é uma forma de conscientizar o público infantil e estimular a leitura e a criatividade através de livros livro .No livro “Amiga lata,Amigo rio”,o personagem principal da história,é  o peixe Douradinho,que  se depara com a poluição do rio e entende que todos somos capazes de ajudar a combatê-la. Dessa forma, o livro fala sobre preservação ambiental diretamente para as crianças. A nova proposta pedagógica elaborada pela pedagoga Anésia Gilio serve como ferramenta para a orientação dos professores na utilização do livro.O projeto prevê a distribuição gratuita de 22 mil exemplares do livro para escolas da rede municipal e estadual de 28 municípios dos estados da Bahia, Tocantins, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
 

      Adorei essa iniciativa...Muito legal!
      Sempre achei que a educação ambiental era pra ser matéria escolar,afinal, no mundo onde sempre se fala de aquecimento global e preservação ambiental,  temos que conscientizar as futuras gerações o quanto antes.O projeto “saiu na frente” por abordar um assunto complexo de um jeito divertido e criativo,incentivando as crianças a preservar o meio ambiente.Pelo que deu pra perceber,o projeto douradinho vem fazendo sucesso  com a garotada,despertando interesse. Espero que as escolas privilegiadas por esse  projeto saibam aproveitar a oportunidade e incentivar os alunos a fazerem sempre o melhor para preservar o meio ambiente.




Seminário Nordestino do Direito ambiental
08:03 | Author: Taty Liveira
    O I Seminário Nordestino de Direito Ambiental objetiva propiciar aos atores envolvidos na preservação ambiental e no desenvolvimento econômico pátrio a possibilidade de realizar atividades econômicas, respeitando os limites ambientais, em prol do desenvolvimento sustentável. O debate focará sobre Direito Ambiental e o papel do Poder Público e da sociedade quanto à prevenção do ilícito, reparação do dano ambiental, proteção, acesso à Justiça, responsabilidade civil e penal da pessoa jurídica, de forma a discutir sobre as formas de tornar mais efetiva a prática jurídica de proteção aos bens ambientais.
    Diante da realidade desafiadora de garantir a preservação ao Meio Ambiente sem inibir o desenvolvimento econômico, preocupado com o desenvolvimento sustentável do mundo, bem como, as graves questões ambientais que afligem a sociedade, a COOPMULT promoverá o I Seminário Nordestino de Direito Ambiental, na cidade de Parnamirim - RN, objetivando:
  • Fomentar a discussão sobre os problemas ambientais;
  • Discutir e trocar de experiência da região Nordeste;
  • Indicar os modelos de ações e estratégias específicas que contribuírão para a preservação ambiental sem inibir o desenvolvimento econômico;
  • Oferecer aos participantes a oportunidade de apontarem soluções e diretrizes para a solução de conflitos ambientais;
  • Buscar estabelecer parcerias entre a iniciativa pública, privada e a sociedade civil organizada;
  • Despertar a conscientização e alterar o modo de pensar e agir de todos em relação ao Meio Ambiente;
  • Apresentar temas atuais, do ponto de vista legal e processual relacionados ao Direito Ambiental, além de temas políticos e doutrinários de interesse comum.
   O evento acontecerá entre os dias 26 e 27 de novembro em Parnamirim/Rn no hotel Village do Sol e o valor das incrições é de R$60,00 estudantes e R$120,00 para profissional.



   Achei a iniciativa ótima mais infelizmente não vai dar para eu comparecer... É sempre bom estarmos cientes da realidade do nosso planeta. E ter alguma atitude para salvá-lo geralmente é algo que consideramos “banal”.Não custa nada plantar uma árvore, separar materiais recicláveis... Atitude que consideramos “banais” irá refletir em um planeta bem melhor daqui a alguns anos. Então não custa colaborar,e quem quiser ainda dá tempo de fazer a inscrição pelo site: http://www.coopmult.coop.br/meioambiente/inscricao

Educação ambiental no Seridó
12:44 | Author: Taty Liveira
     A cidade de Acari, no Seridó do Rio Grande do Norte participou da última etapa do curso de educação ambiental que tinha como tema "Educação Ambiental para Territórios Sustentáveis" foi realizado pelo IDEMA (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN) em parceria com as prefeituras seridoenses e mais algumas empresas públicas e privadas objetivava efetivar ações para a preservação, recuperação e manutenção de áreas como da Bacia Açu-Piranhas, que irá permitir a população e empreendedores da área a solução de problemas ambientais presentes na área. A cidade foi escolhida por ter localização central entre as cidades seridoenses e teve a duração de 5 meses,durante uma semana de cada mês. O projeto abrangia as cidades do Seridó norte rio-grandense e a programação incluía visitas à Mina Brejuí (líder na produção regional de scheelita),em Currais Novos,a cerâmica Tavares em Carnaúba dos Dantas, o mirante de Acarí, e possuía como atividade paralela ao curso à apresentação de teatro e cinema na praça com filmes de mensagens ecológicas para alunos e a população da cidade.

   Considero que seria de ótimo bom gosto se o IDEMA resolvesse expandir o projeto para além das fronteiras do Seridó,pois essa não é a única região sedenta de informações ambientais. Na atual sociedade, muitas pessoas necessitam de conscientização para fazer o que é realmente “certo” em relação à natureza e em muitas vezes, por acharmos que estamos “fazendo a nossa parte”, esquecemos que vivemos em uma sociedade e não compartilhamos as nossas informações. Se quisermos mesmo preservar a nossa natureza devemos “passar à diante” todo o nosso conhecimento, idéias e atos que diz respeito à preservação da natureza. Colabore! Passe à diante suas “idéias verdes”! A natureza agradecerá. E a humanidade também, pois seremos realmente eficazes se ajudarmos algo que nos proporciona tantos benefícios.


Fonte da imagem: http://www.roteiroserido.com.br/_padrao/imgs/flash/mapa_rn.jpg
Click árvore
14:07 | Author: Taty Liveira
     O site promovido pelas ONGs  S.O.S Mata Atlântica e Vidagua em parceria com a editora abril,no ar desde abril de 2000, estimula as pessoas a "adotarem uma árvore".O site conta com empresas renomadas que mantém patrocínio no site.Ao se cadastrar,o usuário pode contribuir de três maneiras.A primeira, e mais utilizada, é se cadastrar para plantar na "floresta gratuita", cujas mudas são pagas pelos patrocinadores anteriormente citados. A segunda forma de plantar é utilizar o cadastro efetuado no sítio, mas plantar na "floresta paga". A terceira forma de plantio é o direto, que as pessoas enviam um projeto de reflorestamento para o site, cujas exigências são de no mínimo 5.000 árvores, e uma área de plantio superior a 3.000m². Técnicos avaliam a viabilidade - ou não - do projeto e liberam as mudas para que o proprietário interessado faça o reflorestamento da área. Depois do plantio, o usuário tem a possibilidade de saber para onde foi sua muda, sabendo o local exato de onde ela foi plantada...

     Então,se você anda sem tempo de ir em algum parque plantar sua mudinha,então entre no site e obtenha uma,é gratuito (ou se preferir use a “floresta paga”,pois os custos são baixos).
     Acesse  www.clickarvore.com.br/index.php#  e faça a sua parte.Eu já fiz a minha.Espero que você faça a sua também.

06:09 | Author: Taty Liveira
Oi gente...

A partir  de hoje vou postar para vocês notícias fresquinhas sobre meio ambiente e ecologia em geral, afinal devemos cuidar desse bem tão valioso que muitas vezes acabamos por desmerecê-lo.Pois o que para nós é uma coisa simples,normal talvez seja algo raríssimo para a nova geração,que pelo rumo tomado pela atual sociedade  desconheça o real sentido da palavra “natureza”.Espero que quando tiver filhos e netos eles possam saber o real valor da natureza e ajudar a preserva-lá.